Bula Pontifícia - "Templus Domini" | Pela qual se eleva o Santuário Santa Clara de Assis à Basílica Menor
Desde os primeiros séculos os Cristãos se reúnem em espaços para celebrar o preceito da Santa Missa. Este ato piedoso e simbólico, se mantém até aos dias de hoje onde os fiéis, adoram o Senhor e celebram o augusto sacrifício da Santa Missa. Voltamos assim nossos olhares ao Santuário de Santa Clara de Assis que é um local de forte peregrinação e união entre os leigos que cada celebração ali se reúnem.
Entretanto, satisfeito e tendo bom parecer sobre esta, com minha autoridade apostólica, CONCEDO o título e dignidade de Basílica-Menor ao Santuário-Basílica de Santa Clara de Assis, ficando a partir de agora incumbida de todos os deveres e privilégios de uma Basílica; concedemos igualmente o uso do tintinábulo e do umbráculo e estabelecemos, que em uma Missa, à marcar pelo Reitor da Basílica, deve ser instalado o umbráculo junto ao altar mor, como também, tocado o tintinábulo.
Com esta elevação, esperamos que a devoção do povo por Santa Clara seja sempre maior e mais fervorosa.
Rogamos àquela comunidade que seja audaz e obtenha forças para prosseguir unida na evangelização em comunidade, revivendo a cada dia o memorial de Nosso Senhor na sua última ceia e em comunhão na mesa onde o cordeiro pascal é imolado.
Dado em Roma, junto de São Pedro, no dia dezenove de fevereiro do ano do Senhor de dois mil e vinte e quatro, primeiro do meu Pontificado.