[AUGUSTO] Constituição Apostólica "Floreat Evangelizatio in Mariana" | Pela qual se cria a Arquidiocese de Mariana

 

Constituição Apostólica "Floreat Evangelizatio in Mariana" | Pela qual se cria a Arquidiocese de Mariana

 AUGUSTO, BISPO
SERVO DOS SERVOS DE DEUS  

Aos excelentíssimos bispos do Episcopado Brasileiro,
a todos os fiéis e cristãos de boa vontade, saúde e paz.

Após cuidadosa reflexão e consulta com os Prelados e outros membros da Igreja, em sintonia com as demandas espirituais e pastorais da região, decidimos desmembrar a Arquidiocese de São Paulo, criando, assim, uma nova Igreja Particular, cuja criação visa promover ainda mais a propagação do Evangelho, a edificação do povo de Deus e o pleno exercício da missão evangelizadora no território que ora será delineado.

Considerando as necessidades pastorais do povo de Deus e a urgente necessidade de promover um cuidado mais próximo e mais eficaz às almas, que tanto anseiam pelo alimento da Palavra e pela cura da graça, com o auxílio da divina providência e por meio da sabedoria concedida a este Pontificado, DETERMINAMOS a ereção canônica da Arquidiocese de Mariana.

A nova Arquidiocese de Mariana abrangerá o seguinte território, conforme definido pelas autoridades competentes da Igreja: os municípios de Mariana, Ouro Preto, Catas Altas, Itabirito, Congonhas, São João del-Rei e outros que, por necessidade pastoral, forem devidamente incorporados à sua jurisdição. Esse novo território será confiado ao zelo espiritual do novo Arcebispo, que com grande coragem e fidelidade deverá servir ao Senhor, guiando seu rebanho com a sabedoria que vem do alto.

Desejamos que este novo núcleo pastoral, já no início de sua formação, seja um farol de esperança e uma fonte de luz para todos aqueles que buscam viver a fé de maneira autêntica e vivificante. A criação da Arquidiocese de Mariana é, pois, um testemunho do compromisso da Igreja em adaptar-se às necessidades do povo de Deus, sem jamais se afastar de seu único fundamento: Cristo, Senhor nosso.

Por conseguinte, é com grande alegria e plena confiança que NOMEAMOS para esta nova Igreja Particular, como primeiro Arcebispo da Arquidiocese de Mariana, o Excelentíssimo e Digníssimo Dom Tomasso Viglietti, um pastor cujo coração arde de zelo pelo Reino de Deus, cujas virtudes pastorais e sabedoria já demonstradas em seu ministério preveem uma condução fiel e serena de todos os fiéis sob sua responsabilidade. Ele será, portanto, o guia desta nova Arquidiocese, recebendo da parte deste Pontificado a autoridade necessária para cumprir sua missão com discernimento e fé inquebrantável.

Com este ato, desejamos que todos os membros da Arquidiocese de Mariana – clérigos, religiosos, fiéis leigos e todas as instituições que compõem essa rica Igreja Particular – sejam acolhidos e conduzidos com o coração aberto, dispostos a colaborar com o novo Arcebispo, sempre em comunhão com o Corpo Místico de Cristo, para o bem da Igreja e a glória de Deus.

Que estas Letras Apostólicas, como um sinal da autoridade que emana de nossa Cátedra de Pedro, sejam observadas com reverência e respeito por todos os membros do povo de Deus, e que a nova Arquidiocese de Mariana floresça, como um testemunho da missão evangelizadora da Igreja, testemunhando em todo o mundo a unidade de fé, esperança e caridade.

Dado em Roma, junto de São Pedro, sob o selo do Pescador, no vigésimo segundo dia do mês de dezembro, no ano do Senhor de dois mil e vinte e quatro, no primeiro ano de Nosso Pontificado.

AUGUSTO