Condecoração ao Monsenhorato | Pe. Manuel Bulcher
AUGUSTO BISPO
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
Aos veneráveis irmãos que aqui lerem, em especial ao Reverendo Manuel Bulcher , saudações e bênçãos.
Considerando a missão do sacerdote como colaborador do episcopado no cuidado e guia do povo de Deus (cf. CIC, cân. 519), é justo e digno que aqueles que se distinguem pelo zelo apostólico, pela retidão moral e pela adesão à Santa Igreja sejam reconhecidos com as devidas honras e regalias. A Escritura nos recorda: “O operário merece o seu salário” (Lc 10,7), e assim também a Igreja, em sua solicitude maternal, se alegra em honrar aqueles que dedicam suas vidas ao serviço de Deus e dos irmãos.
Portanto, com nossa autoridade apostólica, atendendo ao pedido do nosso venerável irmão Cardeal DiNardo, CONCEDEMOS-TE a honraria de Protonatário Apostólico de Sua Santidade ao Reverendíssimo Padre Manuel Bulcher, incardinado na Arquidiocese de São Paulo, com todos os direitos e prérogativas previstos no Direito Canônico (cf. CIC, cân. 357) e nas normas da Santa Sé.
Como detentor desta honraria, o Reverendíssimo Monsenhor Manuel Bulcher é chamado a refletir, com ainda maior ardor, a luz de Cristo, vivendo segundo o exemplo do Bom Pastor, que “dá a vida por suas ovelhas” (Jo 10,11). Tal título, longe de ser motivo de vanglória, é um convite a um serviço mais profundo, a uma vida mais santa e a uma fidelidade ainda mais fervorosa à vocação sacerdotal.
Exortamos o novo Monsenhor a conduzir o povo de Deus com humildade e prudência, sempre atento à voz do Espírito Santo e dedicado ao ministério da Palavra e dos Sacramentos. Recordamos as palavras do Apóstolo Paulo: “Proclama a palavra, insiste oportuna e inoportunamente, convence, repreende e exorta com toda a paciência e doutrina” (2Tm 4,2). Assim, que sua nova dignidade sirva de incentivo para o crescimento espiritual e evangelizador da porção do Povo de Deus confiada a seus cuidados.
Dado em Roma, junto a São Pedro, aos onze dias do mês de dezembro do ano da graça do Senhor de 2024, primeiro de meu pontificado.
+ Augusto, Pp.