[AUGUSTO] Bula Pontifícia "Veritatis Lux in Oriente" — Pela qual se cria o Vicariato Apostólico de Oquinomura

 

Bula Pontifícia "Veritatis Lux in Oriente" — Pela qual se cria o Vicariato Apostólico de Oquinomura

   

AUGUSTUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

BULA PONTIFÍCIA
"VERITATIS LUX IN ORIENTE"

PELA QUAL SE CRIA O
VICARIATO APOSTÓLICO DE OQUINOMURA

A todos que lerem esta Bula Pontifícia,

concedo a minha Pia bênção apostólica.


Inspirados pela Luz da Verdade e pela solicitude pastoral que nos é confiada, sentimos o impulso de consolidar a presença da Santa Igreja aos povos orientais que residem em Roma, onde a fé cresce e floresce com novo vigor e esperança. Consideramos, portanto, oportuno estabelecer uma nova estrutura pastoral que permita a organização adequada do trabalho evangelizador e o cuidado espiritual dos santos que residem na região de Oquinomura.


Sob a guia do Espírito Santo, decretamos, pela presente Bula, a CRIAÇÃO do VICARIATO APOSTÓLICO DE OQUINOMURA, pertencente a Diocese de Roma, que compreenderá os territórios, paróquias e comunidades posteriormente delineados pelo Dicastério para o Clero. Este Vicariato terá a missão de servir os fiéis de modo direto e cuidadoso, em regiões onde a presença de um bispo residencial ainda não é viável.


A ti, caro filho, DOM EDSON TEIXEIRA, a quem nomeamos VIGÁRIO APOSTÓLICO DE OQUINOMURA, transferimos-lhe da Arquidiocese de São Paulo e conferimos todas as faculdades próprias de um Ordinário em sua jurisdição, sob o título de Vicarius Titularis Oquinomurensis, em conformidade com o Código de Direito Canônico. A ele caberá a missão de pastorear as almas, promovendo a unidade e a caridade no espírito do Evangelho que nos envia: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16, 15). Sob sua guia, que o Vicariato se torne um farol de fé para todos os habitantes de Oquinomura.


Determinamos que a sede do Vicariato Apostólico de Oquinomura seja a Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus, situada no coração da cidade, a qual elevamos à dignidade da Igreja Matriz do Vicariato Apostólico de Oquinomura. Que esta casa de Deus seja um refúgio de paz e oração, lembrando a todos a presença constante de Cristo entre seu povo.


Exortamos o clero e os fiéis de Oquinomura a acolherem o Vicariato com coração aberto e espírito de colaboração, para que todos, unidos, testemunhem a fé em Cristo e contribuam para o crescimento do Reino de Deus. Pedimos, finalmente, que toda a Igreja se una em oração para que este novo Vicariato Apostólico prospere, guiado pelo Espírito Santo, e produza frutos abundantes de amor e santidade.


Dada no Palácio Apostólico, na Sala dos Consistórios, sob o nosso Selo Pontifício, neste dia quatro de Novembro, no ano da graça do Senhor de dois mil e vinte e quatro, no primeiro ano de Nosso Pontificado.


+ AUGUSTUS