[AUGUSTO] Bula Pontifícia "Sollicitudo Pastoris" | Pela qual se aplica a Intervenção Apostólica na OFMCap

 

Bula Pontifícia "Sollicitudo Pastoris" | Pela qual se aplica a Intervenção Apostólica na OFMCap

  
 AUGUSTO, BISPO
SERVO DOS SERVOS DE DEUS  

BULA PONTIFÍCIA  
SOLLICITUDO PASTORIS

À memória perene deste ato solene.  

"Onde não há obediência, não pode haver virtude, e onde não 
há virtude, não pode haver bem-aventurança"

Com o coração profundamente inquieto, contemplamos a situação atual da venerável Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, cuja missão, há séculos, tem sido um testemunho vivo do espírito seráfico de São Francisco de Assis. Contudo, nos tempos presentes, percebemos um visível enfraquecimento tanto em sua vida interna quanto em sua atuação apostólica, ameaçando relegar à memória aquilo que deveria arder como chama viva no coração da Igreja.  

Impulsionados por nosso dever pastoral como Vigário de Cristo e conscientes da necessidade de renovação espiritual e estrutural dessa família religiosa, decidimos intervir diretamente para preservar o carisma e a missão que o Seráfico Pai confiou aos seus filhos espirituais.  

Pelo presente decreto, emanado em virtude de nossa autoridade apostólica, NOMEAMOS o Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom Martinez Somalo, da Companhia de Jesus, atualmente Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, como INTERVENTOR APOSTÓLICO da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Confiamos a ele a grave e nobre missão de convocar e presidir um Capítulo-Geral Extraordinário desta ordem, com vistas à revitalização de sua vida fraterna e à eleição de um novo Ministro Geral, conforme os princípios do direito canônico e as normas da Igreja.  

O Capítulo-Geral, a ser conduzido pelo Interventor Apostólico, deverá reunir-se com a máxima urgência, devendo ser concluído no prazo improrrogável de um mês a contar da data da promulgação desta bula. Ordenamos que este capítulo trate prioritariamente da restauração da fidelidade ao carisma franciscano e da eleição de um frade digno e capaz de assumir o ofício de Ministro Geral, cuja missão será guiar a Ordem nos caminhos da renovação e da santidade.  

Ademais, notificamos todos os membros da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, bem como o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, para que estejam atentos às disposições desta bula e cooperem fielmente com o Interventor Apostólico em tudo o que for necessário para o cumprimento desta tarefa sagrada.  

Que São Francisco e Santa Clara intercedam por esta Ordem, para que ela volte a ser um sinal luminoso de simplicidade, pobreza e fraternidade, como sempre desejou o Seráfico Pai.  

Dado em Roma, junto à Basílica de São Pedro, sob o Selo do Pescador, na Solenidade do Natal do Senhor, na Missa do Galo, aos 23 dias de dezembro do ano do Senhor de 2024, no segundo ano de Nosso Pontificado.  

AUGUSTO