[AUGUSTO] Bula Convocatória do Sínodo dos Cristãos Leigos e Leigas

 

Bula Convocatória do Sínodo dos Cristãos Leigos e Leigas

        
U G U S T U S,  P I S C O P U S
SERVUM SERVORUM DEI

"Os leigos são chamados a transformar o mundo a partir de dentro, a ser luz e sal, com coragem e fidelidade, exercendo seu apostolado na vida cotidiana, na política, nas artes e na ciência."
São João Paulo II
    Veneráveis Irmãos,

Em virtude do zelo apostólico que nos incumbe, e em virtude da urgência de uma reflexão profunda sobre o papel vital dos leigos na vida da Igreja, pela graça de Deus e pela autoridade que me é concedida, faço saber, por meio desta Bula, que CONVOCO o SÍNODO DOS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS, que ocorrerá entre os dias 23 de novembro e 07 de dezembro de 2024, na Cidade do Vaticano.

Este sínodo, fruto da necessidade expressa na Carta Encíclica Dignitas et Vocatio Laicorum, e recentemente reforçado pelas orientações emanadas pela Comissão Apostólica do Ministério Laical, terá como foco a renovação pastoral da Igreja e a plena valorização da vocação dos leigos, responsáveis pela evangelização no mundo contemporâneo. Com isto, ORDENO que o Dicastério do Culto Divino disponibilize os ritos apropriados para este evento de grande importância, de modo que possamos vivenciar o Sínodo com a devida solenidade e fé.

Por meio da presente Bula, nomeio os seguintes prelados e representantes para exercerem funções essenciais para a organização e desenvolvimento deste Sínodo:

SECRETÁRIO GERALDom Frei Anselmo Card. Weber será responsável pela organização administrativa e logística do Sínodo, coordenando todas as atividades preparatórias e executivas.

VICE-SECRETÁRIO GERAl: Dom Doménico Card. Sforza, auxiliará o Secretário Geral nas suas funções, garantindo a adequada execução das tarefas administrativas e a boa organização durante as sessões.

RELATOR: Dom Giovanni Battista Card. Rè será incumbido de apresentar os temas discutidos durante o Sínodo, elaborar o relatório final e sintetizar as deliberações para reflexão e orientação futura.

AUDITOR: Padre Manuel Bulcher, oferecerá valiosas contribuições e conselhos técnicos durante os debates, enriquecendo os trabalhos sinodais com sua sabedoria e discernimento.

Além disso, CONVOCO todos os padres sinodais que tenham obtido o segundo grau da ordem, com a responsabilidade de exercer o ofício de participantes ativos neste Sínodo.

Quanto aos leigos e leigas, confio-lhes o ofício de DELEGADOS PONTIFÍCIO. Estes delegados, representando a comunidade eclesial, terão o direito de participar plenamente das discussões e deliberações, com direito a voto, desde que autorizado pelo Secretário Geral.

Para o CONSELHO PERMANENTE DO SÍNODO, nomeio o Relator Dom Giovanni Card. Rè, juntamente com os Eminentíssimos Dom Daniel di Nardo e Dom Tommaso Viglietti, representantes do Arcebispado de São Paulo, que servirão como membros permanentes deste Conselho.

Este é um momento decisivo para a Igreja, no qual todos, clero e leigos, devem colaborar para que a missão de Cristo seja plenamente cumprida.

Dado e passado na Sala dos Consistórios, no vigésimo sétimo dia do mês de Novembro, sob os olhares maternais de Nossa Senhora, que a todos acolhe e sustenta.

+ AUGUSTO